Lazzo Matumbi – Lazzo Canta Melodia

O cantor e compositor baiano Lazzo Matumbi apresenta, nos dias 14 e 15 de setembro, às 20h30, no Café Teatro Rubi, Wish Hotel da Bahia, o show Lazzo Canta Melodia em que homenageia o cantor e compositor carioca Luiz Melodia, com quem teve a honra de dividir o palco algumas vezes ao longo da carreira.

“Será uma homenagem à vida e obra deste amigo, um criador de canções incríveis, que nos deixou no ano passado”, destaca Lazzo. Após ser convidado pelo Prêmio da Música Brasileira para interpretar, ao lado de Iza e Liniker, a canção Negro Gato em homenagem a Melodia, Lazzo teve a motivação para fazer um show inteiro em memória dele. “Acho que uma música só é muito pouco diante do maravilhoso universo criado e deixado por Luiz”, completou Matumbi.

No repertório, composto por canções consagradas na voz de Melodia, não faltarão Juventude Transviada, Surra de Chicote, Negro Gato, Pérola Negra e outros sucessos do cantor e compositor carioca. É um show intimista, de um artista que conheceu de perto Melodia e partilhou com ele momentos de inspiração.

A relação de Lazzo e Melodia começou na década de 1980, quando o cantor carioca fez um show em Salvador. Depois a amizade se estreitou entre os vários encontros nas praias da capital baiana. Em 1983, quando Lazzo passou a viver em São Paulo, eles voltaram a se encontrar e, como a admiração era mútua, Lazzo gravou Destino Coração, de Melodia; e Lazzo compôs, em parceria com Gileno Félix, a música Negro Menino, gravada na voz de Margareth Menezes.

Para Lazzo, os encontros mais marcantes se deram em Salvador, no show intitulado “Biscate LM” (as iniciais de Lazzo e Melodia), realizado no Teatro Castro Alves, e em Brasília, em evento promovido pela Fundação Palmares em face do seu aniversário de fundação.

Luiz Melodia foi um dos maiores compositores e um dos mais importantes intérpretes da música brasileira. Depois que Gal Costa gravou a música Pérola Negra, Melodia ganhou projeção nacional. Em 2018, o artista foi escolhido como o homenageado da 29ª edição do Prêmio da Música Brasileira, que aconteceu no dia 15 de agosto, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e contou com a participação de Lazzo Matumbi, além de vários outros artistas, como Caetano Veloso, Maria Bethânia, Fabiana Cozza, Sandra de Sá e Lenine.

Lazzo Matumbi – De canto forte e inconfundível, Lazzo é considerado “a voz da Bahia” e também um dos mais importantes intérpretes da música brasileira da atualidade. Começou sua carreira como cantor e logo foi convidado para assumir os vocais do bloco Ilê Aiyê, na década de 1970. Em 1981 lançou o compacto “Guarajuba”, marcando o início da sua carreira solo.

Nos anos 1990, participou da turnê mundial de Jimmy Cliff, como percussionista e backing vocal, abrindo vários shows deste artista. Depois disso, por influência de viagens a Jamaica, conheceu de perto a obra de Bob Marley e passou a compor mais reggaes. De um modo geral, sua musicalidade mescla samba, soul, jazz, reggae, batuques africanos, maracatus e ijexás.

Em 2013, seu disco homônimo “Lazzo Matumbi” foi indicado ao Prêmio da Música Brasileira como ‘Melhor Disco” e Lazzo, indicado à categoria ‘Melhor Cantor’. Agora, em 2018, ano que o Prêmio da Música Brasileira homenageia Luiz Melodia, Lazzo foi convidado a se apresentar em memória do artista carioca, que faleceu em 2017.

Serviço
O quê: Lazzo Matumbi – Lazzo Canta Melodia
Quando: 14 e 15/9/18 (sexta e sábado)
Horário: 20h30
Onde: Café-Teatro Rubi
Quanto: Couvert artístico – R$ 70

Compra
Bilheteria: Café-Teatro Rubi
Tel: (71) 3013-1011
segunda a sábado, das 14h às 19h (em dias de apresentação, até às 20h30)
Site: www.compreingressos.com
Call Center: (71) 2626-0032